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Aprenda a Ler

Aprendendo a ler

À atividade de atribuir significados podemos dar o nome de leitura. Isso acontece usando-se os 5 sentidos. É o que chamamos leitura de mundo. Não podemos esquecer que esta atividade depende da vivência de cada leitor. E isso independe de ser alfabetizado ou não.

Aprendendo a ler um texto escrito

Os textos que usam palavras são chamados de verbais e podem ser de ficção ou não ficção. É claro que da mesma forma que existem diferentes tipos de textos também existem diferentes tipos de leituras destes textos: leitura por prazer e leitura crítica.

Leitura por prazer

É a leitura subjetiva, que nos empolga, liberando emoções e dando asas à nossa fantasia. Neste tipo de leitura, único critério de avaliação usado é o da preferência: gostamos ou não de um texto.

Leitura crítica

Este tipo de leitura exige uma compreensão mais abrangente do texto e mobiliza além do sentimento, as capacidades racionais do leitor, como por exemplo, a capacidade de analisar o texto, separar suas partes, estabelecer relações entre elas e outros textos e sintetizar as idéias do autor. A denotação é primeiro nível de leitura critica de um texto. Visa à compreensão do sentido superficial do texto (vocabulário dados sobre o autor e finalidade do texto, elementos citados no texto, idéia central, análise do desenvolvimento do raciocínio do autor); A interpretação é o segundo nível: Nele se procura os significados não explícitos, escondidos, ou seja, os significados conotativos ou figurados. A analise critica é o terceiro nível desta leitura. É nessa etapa que surge o entendimento da proposta do texto ( visão do autor, coerência, originalidade). O quarto e último nível da leitura critica é a problematização. Nesse nível nos distanciamos do texto e pensamos em assuntos ou problemas que, embora levantados a partir de sua leitura cuidadosa, vão além dele. É isto que nos permite chegar à leitura critica da nossa realidade.


Texto de Raimunod Coutinho. Escola Frei Caneca (Camaragibe)



Matriz de referencias para o ENEM 2009

Matriz de referencias para o ENEM 2009

Eixos cognitivos (comuns a todas as áreas de conhecimentos)

I. Dominar linguagem (DL): Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemáticas, artísticas e cientifica e das línguas espanhola e inglesa.

II. Compreender fenômenos (CFC): construir e aplicar conceitos das varias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

IV. Construir argumentação (AS): relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir argumentação consistente.

V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de proposta de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

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